Teste de Velocidade Anatel – Como Medir Velocidade Internet – (Grátis)

A Anatel é uma agência reguladora que supervisiona os serviços de empresas brasileiras nos setores de telecomunicações. Para ajudar os usuários de banda a larga a testarem suas conexões à internet, a entidade criou a ferramenta teste de velocidade Anatel, em um site exclusivo para essa prática.

Através do velocímetro da Anatel será possível obter um diagnóstico preciso de sua conexão banda larga. Dessa maneira, caso o usuário esteja enfrentando problemas com a sua conexão, é possível entrar em contato com a operadora e prestar uma reclamação.

A seguir nós mostraremos como utilizar o teste velocidade Anatel, como fazer uma reclamação contra a sua operadora de internet e outras informações essenciais.

Como funciona o teste de velocidade Anatel?

O teste velocidade Internet Anatel é realizado através do site Brasil Banda Larga, criado pela própria entidade reguladora. O objetivo do site é avaliar a qualidade das conexões de banda larga em todas as regiões do país. Pois, além do velocímetro, os usuários poderão participar de campanhas que visam melhorar a qualidade da internet de um modo geral.

Veja também:

Ao realizar o teste, o sistema analisará os seguintes parâmetros:

  • Velocidade de Download
  • Taxa de Upload em Megabits
  • Latência (ping) de um servidor a outro
  • Perda de pacotes

Com essas informações os usuários poderão comparar a qualidade de suas conexões e se estão, de fato, recebendo a velocidade contratada.

A latência é a distância, em milissegundos, que uma informação demora para chegar de um ponto até o servidor de destino. Para quem curte jogos online, por exemplo, um ping alto (latência alta) significa no famoso “lag”, que é o atraso de movimentos e ações.

Como fazer Teste de Velocidade Anatel?

A Brasil Banda Larga faz parte da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Para medir velocidade de sua conexão com a internet, siga o passo a passo abaixo:

Teste de Velocidade Anatel

Passo 01: A primeira coisa a ser feita é entrar na página de teste de Velocidade Anatel, clicando aqui (http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/).


Passo 02: No entanto, antes de medir a sua conexão, é importante clicar na aba “Pré-requisitos e Orientações” para visualizar as dicas para o teste não ser influenciado por outros fatores. Siga as orientações a risca para obter um melhor resultado.


Passo 03: Depois de seguir todas as dicas, clique em “Iniciar Teste”.


Passo 04: O sistema fará uma análise aprofundada de sua conexão e em poucos segundos apresentará o diagnóstico.


Lembrando que as informações obtidas nesse teste são aceitas por todas as operadoras de banda larga do Brasil. Por isso, utilize essas informações em casos de reclamações ou processos.

Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)

A Agência Nacional de Telecomunicações, mais conhecida como Anatel, é uma agência do Governo Federal que regula os serviços oferecidos pelas empresas de telecomunicações que atuam no mercado brasileiro. A agência foi criada no ano de 1997 e foi a primeira agência reguladora a ser instalada no país.

Teste de Velocidade Anatel

A Agência é uma autarquia independente administrativa e financeiramente, não sendo subordinada a nenhum órgão do Governo Federal. Dessa maneira, suas decisões só podem ser contestadas por meio do Judiciário. Em algumas situações são providas audiências públicas onde a sociedade pode se manifestar sobre os assuntos tratados.

Entre suas atribuições, está o supervisionamento das empresas que oferecem serviços de telecomunicações, como planos de internet e banda larga. Como resultado, milhares de usuários por todo o país recorrem a entidade para denunciar práticas abusivas e outros problemas que enfrentam com suas operadoras de internet. Geralmente, quando uma reclamação é registrada na Anatel, o problema é resolvido em pouquíssimo tempo.

Como acessar o site da Anatel (www.anatel.gov.br)?

Teste de Velocidade Anatel
Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Por meio do site da Anatel será possível visualizar leis, regras, direitos do consumidor e outras informações extremamente importante para todos os usuários de banda larga do país. Além disso, através do portal os usuários poderão registrar reclamações contra as suas operadoras de serviços de telecomunicações.

Dessa maneira, todos os clientes de banda larga do Brasil devem aprender a entrar no site da Anatel para ficar por dentro de todos os seus direitos.

Veja, a seguir, como acessar o site da Anatel de duas formas diferentes:


  • Google
Teste de Velocidade Anatel

Abra o buscador. Com o Google aberto, digite “site Anatel” no campo de buscas e clique em pesquisar. Em poucos segundos aparecerá a página com os resultados de sua busca. Clique na primeira opção e espere a página carregar.


  • Navegador
Teste de Velocidade Anatel

Abra uma nova aba em seu navegador. Com a aba aberta, digite o endereço a seguir no campo indicado: www.anatel.gov.br. Clique em ir e espere o site abrir.


Pronto. Agora você poderá acessar todos os serviços, teste de velocidade, visualizar as informações, leis, direitos do consumidor e muito mais!

Como registrar reclamação na Anatel?

Qualquer cliente de serviços de telecomunicações possui o direito de registrar uma reclamação Anatel, caso sintam que haja a necessidade. No entanto, antes de registrar a sua reclamação, é necessário anotar o protocolo do atendimento prestado por sua operadora.

Com o protocolo em mãos, veja a seguir como proceder para registrar as suas Anatel reclamações:

Teste de Velocidade Anatel

Passo 01: A primeira coisa a ser feita é realizar um cadastro simplificado no site da Anatel. Clique aqui (https://sistemas.anatel.gov.br/sis/cadastrosimplificado/pages/cadastro/inserir.xhtml?codSistema=649&i=1) para acessar o formulário.


Passo 02: Preencha todos os campos com as informações solicitadas. Depois de preencher tudo, clique em “Cadastrar” para finalizar o seu cadastro.


Passo 03: Agora, volte para a página da Anatel Reclamações clicando em “Acesso ao Sistema”. Insira o CPF, a senha de acesso e clique em “Entrar”.


Passo 04: Registre a sua reclamação utilizando o formulário presente na página. Depois de registrar a reclamação, anote o número da solicitação gerado pelo sistema. Esse número será importante para futuras consultas na Agência.


Passo 05: A Anatel notificará a empresa que terá um prazo de até 5 dias úteis para responder a sua reclamação.


Passo 06: Se a empresa não resolver o seu problema ou não atender a solicitação, ela será multada. Nesse caso, você deverá entrar em contato novamente com a Agência para fazer uma nova reclamação.


No site da agência é possível acompanhar o status de sua reclamação Anatel.

Anatel telefone

A melhor forma de entrar em contato com a agência é através do telefone. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.

  • Telefone Anatel: 1331 – Reclamações, informações e orientações.
  • Deficientes auditivos: 1332.

O teste de Velocidade Anatel é uma das melhores ferramentas para testar a sua conexão com a internet. Além disso, a instituição oferece diversos canais onde os usuários podem registrar reclamações contra suas operadoras e conhecerem seus direitos enquanto consumidores.

Se não fosse pelo site da Anatel, muita gente desconheceria seus direitos e, por isso, não saberiam agir com as empresas que oferecem serviços abusivos e que não proporcionam o atendimento adequado para resolver os problemas de seus usuários.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Teste de Velocidade Anatel – Como Medir Velocidade Internet – (Grátis)

Deixe um comentário