Teste de Velocidade Brasil Banda Larga – (Testar Velocidade Internet)

Se a sua net estiver lenta e apresentando problemas de estabilidade, a dica é realizar um teste de velocidade Brasil Banda Larga. O site foi desenvolvido para que os usuários de banda larga de todas as operadoras do país possam testar a qualidade de suas conexões.

A ferramenta foi desenvolvida pela Anatel e seus resultados servem de parâmetros para embasar reclamações e contestações junto aos provedores de internet.

A seguir mostraremos como fazer o teste velocidade Brasil banda larga, como funciona a avaliação e outras informações importantes para todos os usuários do país.

Como funciona o Teste de Velocidade Brasil Banda Larga?

Depois de entrar no site da BBL e realizar o teste, o velocímetro mostrará o diagnóstico de sua conexão mostrando todos os fatores que compõe a sua conexão. Ou seja, serão testadas as taxas de download, upload, Jitter, latência e perda de dados.

Essas informações são essenciais para mostrar quais são as taxas de sua internet e se elas estão de acordo com a velocidade contratada.

Veja também:


Taxa de Download: Mostra a velocidade, em Megabits por segundo, que a sua internet tem de baixar/receber informações/documentos/arquivos de um servidor externo.


Taxa de Upload: mostra a velocidade, em Megabits por segundo, que a sua conexão possui de enviar informações/dados/documentos/arquivos do seu computador/celular para outro ponto.


Latência ou Ping: é o tempo em milissegundos que uma informação viaja do seu computador até outro ponto. Quanto maior for a latência, maior será o atraso no envio e recebimento de dados.


O software de medição de velocidade foi desenvolvido gratuitamente pela Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ) e não é necessário nenhum tipo de hardware para realizar os testes.

Como fazer Teste de Velocidade Brasil Banda Larga?

Para fazer o Brasil Banda Larga teste de velocidade é bastante simples e não é necessário nenhum programa adicional para realizá-lo. No entanto, antes de começar, é necessário seguir algumas recomendações para que os resultados não sejam influenciados por fatores externos. Feche todas as abas do navegador, programas e peça para que os outros usuários desconectem do WiFi.

Depois de seguir todas essas orientações, siga o passo a passo abaixo para começar o teste Brasil Banda Larga:

Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

Passo 01. A primeira coisa a se fazer é entrar no site da BBL, clicando aqui (www.brasilbandalarga.com.br).


Passo 02. Assim que a página carregar, clique em “Iniciar Teste” e aguarde. Lembre-se de não acessar outros sites, abrir aplicativos ou programas enquanto o teste estiver acontecendo.


Passo 03. Em poucos segundos o sistema mostrará várias informações sobre a sua conexão. Dessa forma, você poderá analisar as suas taxas de download, upload, latência e muito mais.


Os testes podem ser realizados quantas vezes você achar necessário. Para isso, basta atualizar a página e clicar em “Iniciar Teste” toda vez que quiser.

Brasil Banda Larga EAQ

A Brasil Banda Larga é um site que funciona como um grande medidor de qualidade das conexões de banda larga e móvel brasileiras. O site foi desenvolvido pela Anatel em parceria com a Entidade Aferidora de Qualidade (EAD) com o intuito de ajudar os usuários de banda larga a testarem suas conexões com a internet.

Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

A grande parte dos provedores de internet no Brasil indicam a utilização do site para medir a qualidade da conexão de seus clientes. Dessa forma, os usuários poderão avaliar como anda suas taxas de download e upload quantas vezes desejarem. E caso a conexão esteja mais lenta do que o normal, é possível utilizar essas informações para registrar reclamações junto a operadora ou a Anatel.

A entidade oferece duas formas para que os usuários possam medir suas conexões com a internet: o site e o aplicativo. Ambos são gratuitos, práticos e muito simples de serem utilizados para realizar o teste de velocidade.

Como acessar o site Brasil Banda Larga (www.brasilbandalarga.com.br)?

Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

Através do site da Brasil Banda Larga é possível, além de acessar o velocímetro da EAQ, participar de programas para medir a qualidade de sua conexão. Além disso, é possível acessar a um FAQ e tirar todas as suas dúvidas sobre os testes.

A seguir nós mostraremos como acessar o site da entidade de duas formas diferentes. Confira:


  • Pelo Google
Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

Abra o buscador e, com o Google, digite: “brasil banda larga teste” e clique em pesquisar. Na página de resultados, clique na primeira opção e espere a página carregar.


  • Pelo Navegador
Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

Para acessar o site diretamente, abra uma nova aba em seu navegador e digite: brasilbandalarga.com.br e clique em ir. Em poucos segundos o site abrirá e, então, você poderá testar a sua conexão com a internet.


Aplicativo EAQ Brasil Banda Larga

Além do site, é possível realizar o Teste de Velocidade Brasil Banda Larga através do aplicativo para smartphone. O app da BBL está disponível gratuitamente para os telefones Android, iOs e Windows Phone.

A instalação do aplicativo EAQ é indicado para quem deseja testar a qualidade de sua conexão móvel. Veja, a seguir, o passo a passo para baixar o aplicativo e utilizar o velocímetro em seu celular:

Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

Passo 01. Vá até a loja de aplicativos de seu telefone e, no campo de pesquisa, digite: Aplicativo EAQ Brasil Banda Larga. Clique em pesquisar e, assim que o app aparecer, toque em instalar.


Passo 02. Depois de instalar o app, clique em abrir. Assim que o aplicativo estiver aberto, clique em iniciar o teste.


Passo 03. Para obter os melhores resultados, encerre todas as outras conexões, feche as abas e os aplicativos que estejam abertos.


Você poderá repetir os testes quantas vezes desejar.

Como entrar em contato com a Brasil Banda Larga?

Pra entrar em contato com a Brasil Banda Larga, os usuários poderão acessar a página de Fale Conosco da empresa clicando aqui (http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/contato).

Teste de Velocidade Brasil Banda Larga

Através do formulário de contato é possível enviar sugestões para aperfeiçoar os programas de qualidade da empresa.

Basta preencher todos os campos com as informações solicitadas e enviar. É importante inserir um endereço de e-mail válido pois será através desse endereço que a entidade entrará em contato com você.

Toda vez que você sentir que a sua conexão está lenta, entre no site do Teste de Velocidade Brasil Banda Larga para medir a sua internet. O procedimento é rápido e não leva mais do que um minuto para ser concluído.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Teste de Velocidade Brasil Banda Larga – (Testar Velocidade Internet)

Deixe um comentário