Speed Test Copel – Como Medir Velocidade da Internet – (Teste Copel)

O Speed Test Copel é uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil para testar a velocidade de uma conexão com a internet. A ferramenta também conhecida como teste Copel é muito usada para saber se a velocidade contratada está, de fato, sendo entregue para operadora de banda larga.

A ferramenta Teste Speed Copel traz um diagnóstico preciso de sua conexão, avaliando diversos fatores que influenciam na velocidade de sua banda larga.

A seguir nós mostraremos como funciona a ferramenta, como fazer o teste velocidade de Copel e outras informações sobre a empresa. Confira!

Como funciona o Speed Teste Copel?

O Copel teste de velocidade é uma ferramenta gratuita e disponível para todos os usuários que desejam testar suas conexões. O teste Copel funciona da seguinte maneira:


1ª Etapa – Ao acessar a página e clicar em iniciar, a ferramenta testará o Ping (latência), a velocidade de download e a velocidade de upload de sua conexão.


2ª Etapa – Depois de analisar essas informações rapidamente, o Copel Speed Test oferece um diagnóstico preciso da velocidade de sua internet.


3ª Etapa – O resultado mostra a velocidade de download e upload em Megabits (MB), além de mostrar o número de milissegundos está a latência de sua conexão (quanto maior o número, mais lenta fica a conexão).


Para quem não sabe, a latência (ou Ping) é o tempo que demora para as informações serem enviadas de seu computador (ou dispositivo) para o outro ponto de conexão.

Veja também:

Por exemplo: em jogos online, se o seu ping estiver muito alto, uma grande latência fará com que o jogo fique lento, travando e com o famoso “lag”, porque a informação está demorando a chegar de um servidor para outro.

Como fazer o Teste Copel?

Para fazer o Copel teste é muito simples. Mas, antes disso, é preciso fazer algumas ações para que nada interfira sua conexão enquanto a sua conexão estiver sendo testada. Por conta disso, você terá que fechar todos os programas abertos, interromper atualizações e evitar conexões Wi-Fi.

Depois de seguir todas essas orientações, siga o passo a passo abaixo para fazer Speed Test Copel:

Speed Test Copel

Passo 01: Entre na página do teste de velocidade clicando aqui (www.copeltelecom.com/site/speedtest/).


Passo 02: Assim que a página carregar, clique em “Iniciar”. O sistema começará, então, a testar a velocidade de sua banda larga.


Passo 03: Em poucos segundos o velocímetro mostrará o seu Ping, velocidade de Download, Taxa de Upload e o Jitter, uma variação estatística no atraso da entrega de dados de uma rede.


A ferramenta do Speed Test Copel é certificada pela Ookla, empresa de tecnologia especializada em diagnóstico de conexões com a internet.

Copel (Companhia Paranaense de Energia)

A Copel, Companhia Paranaense de Energia, é uma empresa brasileira que gera e distribui energia elétrica e serviços de telecomunicações para quase todo o Estado do Paraná. A companhia foi fundada em 1956 com o objetivo de ser um sistema elétrico no Estado, que praticamente não existia à época. Atualmente a empresa administra um parque gerador com 21 usinas próprias.

Speed Test Copel

A Copel Telecomunicações foi criada no início dos anos 1970 para atender as demandas de telecomunicações entre as usinas, estações e unidades administrativas da empresa. Nos anos 90 a empresa introduziu a fibra óptica que, em 2013, passaria a conectar todas as cidades do Paraná.

A empresa passou a oferece serviços de conexão de banda larga para empresas e o poder público para, posteriormente, passar a atender a população em geral. Em 2016, a Copel passou a atender 63 municípios em contrante as 6 cidades que eram atendidas em 2013.

Nesse mesmo ano de 2016, a banda larga da Copel foi considerada a conexão com a internet mais rápida entre todas as opções disponíveis no mercado.

Como acessar o site da Copel (www.copeltelecom.com)?

Speed Test Copel
Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Através do site da Copel teste é possível obter mais informações sobre os serviços oferecidos, tirar segunda via da fatura, visualizar informações sobre os planos e pacotes de internet e muito mais.

Para quem é cliente da banda larga, acessar o site da empresa será essencial para, entre outras coisas, verificar a qualidade de sua conexão.

A seguir mostraremos como acessar o site www.copeltelecom.com de duas formas diferentes. Veja:


  • Pelo navegador
Speed Test Copel

Abra uma nova aba em seu navegador e digite: http://www.copeltelecom.com/site/. Clique em ir e espere a página carregar. Agora você poderá visualizar todas as informações do site, além de poder acessar a sua área de cliente e as ferramentas/recursos oferecidas para os clientes/usuários.

Para testar a velocidade de sua conexão, desça a página até o rodapé e clique em “Teste de Velocidade”.


  • Pelo Google
Speed Test Copel

Outra forma de acessar o site da empresa é por meio do Google. Se você deseja entrar no site dos serviços de internet, digite “site Copel telecom” e clique em pesquisar. Se você deseja entrar diretamente na página de testes, digite “teste velocidade copel” e clique em buscar.

Em seguida aparecerá a página de resultados. Clique na primeira opção e espere a página carregar.


Há, também, o aplicativo Copel Telecomunicações, disponível gratuitamente para telefones Android, iOs e Windows Phone. Através do app é possível testar a conexão de sua internet, obter mais informações sobre os planos e pacotes, além de poder contratar o serviço desejado sem nenhum tipo de burocracia.

Como contratar a Copel?

Para os interessados a contratar a internet da Copel, a primeira coisa a ser feita é verificar se o serviço está disponível em sua cidade. Na página inicial da empresa é possível inserir o nome de sua cidade para, então, verificar se a banda larga da Copel está disponível em sua região.

Caso o serviço esteja disponível, o próximo passo para contratar a banda larga é conferir os planos e preços (http://www.copeltelecom.com/site/planos/).

Speed Test Copel

Passo 01: O plano mínimo oferecido é o Copel Fibra 75 MEGA e o máximo é o Copel Fibra 200 MEGA. O interessado deverá clicar em “Verificar Disponibilidade” para ver se o serviço está disponível em seu endereço.


Passo 02: Para saber, será necessário informar o seu endereço no mapa que aparecerá em seguida.


Passo 03: Depois de preencher todos os campos, clique em “Verificar Disponibilidade”. Em poucos segundos o sistema mostrará se tem, ou não tem, como a internet ser instalada em seu endereço.


Passo 04: Caso esteja disponível, basta entrar em contato com a empresa para prosseguir com a contratação do pacote/plano desejado.


Copel telefone

Para entrar em contato com a empresa e tirar dúvidas sobre o serviço de banda larga, saiba que a Copel oferece diversos canais de atendimento.

Veja a seguir os principais canais:

  • SAC: 0800 41 41 81
  • Central de autoatendimento: (www.copeltelecom.com/site/atendimento-e-suporte/?_ga=2.25526709.962722779.1542805990-1136155823.1542805990).

O Speed Test Copel é uma, senão a melhor, das melhores ferramentas disponíveis gratuitamente para testar conexões com a internet.

O velocímetro apresenta um diagnóstico preciso e bastante claro sobre as informações de sua banda larga. Dessa forma, toda vez que a sua net estiver meio lenta, acesse o site do teste Copel para saber como andam o ping, as taxas de download e upload de sua conexão.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Speed Test Copel – Como Medir Velocidade da Internet – (Teste Copel)

Deixe um comentário