Velocímetro – Teste de Velocidade – Como Funciona, Como Fazer!

O Velocímetro é um software de medição que analisa a velocidade de sua conexão com a internet. Há vários velocímetros disponíveis na internet, onde é possível testar a sua conexão para saber a real velocidade que está chegando em seu modem.

Muitos fatores podem influenciar na velocidade de uma conexão, desde downloads, outras pessoas conectadas em sua rede, atualizações de aplicativos e, até mesmo, problemas com o provedor que está oferecendo o serviço.

Se você está sentindo que a sua internet está lenta, então a dica é utilizar um velocímetro de internet para medir a qualidade de sua conexão e, por fim, saber se a velocidade atual é a mesma que você contratou junto a sua operadora de banda larga.

Veja também:

Nesse artigo ensinaremos como funciona, como fazer o teste velocímetro internet e outras informações essenciais para todos os usuários de internet do Brasil.

Como funciona o Velocímetro?

O Velocímetro é um software que mede a velocidade de sua internet utilizando vários fatores que compõe a conexão. Ao entrar no site e clicar em iniciar teste, o software passará analisar a taxa de download, upload e latência de sua conexão.

Ao analisar os resultados e esses números, é possível saber se a sua conexão está lenta ou rápida. E, principalmente, se você está recebendo a velocidade contratada.

Para entender melhor o resultado, vamos falar um pouco mais sobre cada parâmetro que aparece no teste de velocidade da sua conexão:


Download: é a velocidade que a sua conexão tem de baixar arquivos/dados/informações de um servidor web. Quanto maior for a taxa de download, maior será a velocidade de transferência realizada.


Upload: é a velocidade que a sua conexão tem de subir arquivos/dados/informações para um servidor web. Quanto maior for a taxa de upload, maior será a velocidade de arquivos transferidos para outro ponto. Como, por exemplo, a postagem de fotos/vídeos em redes sociais/aplicativos de mensagens.


Latência (ou Ping): é a distância, em milissegundos, da velocidade que as informações são transmitidas de uma distância para outra. O Ping é um parâmetro especialmente conhecido pelos players de jogos online. Pois, quanto maior o ping, maior será o atraso no envio e recebimento de informações.


Há vários velocímetros na internet, mas basicamente todos eles utilizam os mesmos parâmetros para analisar a velocidade da internet de todas as operadoras e provedores de banda larga.

Como fazer o Teste Velocímetro Internet?

São vários os testes que estão disponíveis de forma gratuita na internet. A seguir, nós mostraremos como fazer o teste nos principais velocímetros da web. Mas, antes disso, sugerimos que você encerre downloads, fecha outras abas e programas que estejam abertos.

Tudo pronto? Confira as dicas a seguir:

Velocímetro Copel

Velocímetro

O velocímetro Copel é um dos melhores para testar a sua velocidade. Entre no site da ferramenta clicando aqui (http://www.copeltelecom.com/site/speedtest/). Assim que a página carregar, clique em Iniciar Teste. Dentro de poucos segundos o sistema mostrará a velocidade e outros detalhes de sua conexão.

Velocímetro RJNET

Velocímetro

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O Velocímetro RJ é um dos mais antigos e tradicionais medidores de internet que existem na web. Para acessá-lo, entre no site do RJNET (www.rjnet.com.br). Clique no velocímetro para começar a medir a velocidade de sua net. Em poucos segundos será possível visualizar o resultado completo do teste.

Velocímetro Anatel

Velocímetro

O Velocímetro utilizado pela Anatel é o utilizado na plataforma Brasil Banda Larga. Clique aqui para fazer o teste de velocidade Anatel. Ao entrar no site, clique em “Iniciar Teste” e espere. Dentro de poucos segundos (menos de um minuto, geralmente).

Outra forma de realizar o teste conexão é através do smartphone. A Anatel desenvolveu um aplicativo que funciona para testar conexões móveis. Para instalá-lo em seu celular, vá até a loja de aplicativos e digite: “aplicativo brasil banda larga” e clique em instalar.

Depois é só abrir o aplicativo e realizar o teste quantas vezes desejar.

Como acessar o site Velocímetro?

A seguir nós mostraremos como acessar o site da Velocímetro e, assim, testar a velocidade de sua internet pelas principais ferramentas disponibilizadas gratuitamente na web. Nós mostraremos como acessá-las de duas formas diferentes.

Confira:


  • Pelo navegador

Velocímetro

Abra uma nova aba e digite: www.brasilbandalarga.com.br e clique em ir. O site abrirá rapidamente. Com o site aberto, clique em iniciar teste para começar a análise.


  • Pelo Google

Velocímetro

Abra o Google e, no campo de buscas, digite “velocimetro Anatel” e clique em pesquisar. Na página de resultados, clique na primeira opção e siga as orientações da página.


Além desses, há vários outros sites de velocímetro na internet. Várias provedores e operadoras de banda larga oferece, em seus sites e aplicativos, uma ferramenta para medição de suas conexões.

O velocímetro é gratuito e os usuários poderão realizar os testes quantas vezes for necessário.

Nada pior do que notar uma lentidão em sua conexão com a internet. Em muitos casos a sua velocidade pode estar menor do que a estimada. Para ter a certeza será necessário realizar utilizar um dos velocímetro de internet para analisar a sua banda larga.

Saiba mais:

A velocidade de sua internet será analisada e, então, você poderá conferir a taxa de download, upload, ping, perda de dados e outras informações sobre a banda larga.

A ferramenta é muito útil, também, em casos de reclamações, podendo ser bastante útil para mostrar a lentidão de sua conexão para a operadora de banda larga.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Velocímetro – Teste de Velocidade – Como Funciona, Como Fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *